ROUBO DO INSS: Sindicato do irmão de Lula movimentou R$ 1,2 bi em 6 anos


 Informação consta em Relatórios de Inteligência Financeira que estão em posse de integrantes da CPMI do INSS

Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) obtido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aponta que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) movimentou aproximadamente 1,2 bilhões de reais entre os anos de 2019 e 2025.

Segundo o Relatório de Inteligência Financeira (RIF) obtido por deputados e senadores, o sindicato registrou entradas da ordem de 586 milhões de reais; a saída de capital chegou a 613 milhões.  

As movimentações financeiras em espécie chamaram a atenção do Coaf no Relatório de Inteligência Financeira (RIF). Segundo o Coaf, a movimentação em espécie chegou a 6,5 milhões de reais.

 LEIA TAMBÉM:

A convocação do presidente do sindicato do irmão do Lula

A CPMI do INSS aprovou em 18 de setembro uma série de requerimentos de convocação. Entre eles, o do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Baptista de Souza Filho. O sindicato tem Frei Chico – irmão do presidente Lula (PT) – como vice-presidente.

“O Sr. Milton Baptista de Souza Filho, conhecido como Milton Cavalo, assumiu a presidência do Sindnapi após o falecimento de João Batista Inocentini, em 2023, e manteve a estrutura operacional que permitiu a realização de descontos indevidos em benefícios de aposentados mediante filiações compulsórias”, diz a deputada Bia Kicis (PL-DF) na justificativa de um dos requerimentos de convocação do dirigente aprovados.

Como também revelou O Antagonista, a ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, quando estava à frente da pasta, e o vice-presidente Geraldo Alckmin concederam a Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves ao Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas.

A Medalha do Mérito Previdenciário homenageia a memória de Eloy Chaves, considerado o “pai da Previdência Social” no Brasil. 

Ele foi o responsável pela criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) em 1923, marco histórico que deu origem ao atual sistema de proteção previdenciária no país. Ironicamente, a honraria simboliza o reconhecimento àqueles que se dedicam a fortalecer o sistema previdenciário.




Nenhum comentário