Ucrânia ataca refinaria de petróleo na Rússia poucas horas antes de reunião entre Trump e Putin


Ataque à refinaria de Syzran, localizada na região de Samara, a cerca de 850 quilômetros da fronteira da Ucrânia com a Rússia, é o quinto na semana contra a principal infraestrutura energética russa

A Ucrânia atacou uma refinaria russa no momento em que Vladimir Putin e Donald Trump estão prestes a se encontrar no Alasca nesta sexta-feira (15) para discutir um possível cessar-fogo. 

O ataque à refinaria de Syzran, localizada na região de Samara, a cerca de 850 quilômetros da fronteira da Ucrânia com a Rússia, é o quinto na semana contra a principal infraestrutura energética russa. As informações são da “Bloomberg”.

"Um incêndio e explosões foram registrados" após o ataque, disse o Estado-Maior em Kiev em uma publicação em uma rede social. 

A instalação produz uma ampla gama de combustíveis, incluindo querosene de aviação. Também abastece as forças armadas da Rússia, de acordo com o comunicado.

A Rosneft PJSC, proprietária da refinaria, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da “Bloomberg”.

O governador regional de Samara, Vyacheslav Fedorischev, disse em publicações nas redes sociais que houve "um ataque massivo" na região no início da manhã. Incêndios foram contidos e os resultados dos ataques foram eliminados "no menor tempo possível" em uma das instalações industriais da região.

A refinaria de Syzran, com capacidade projetada de 8,5 milhões de barris por ano, ou cerca de 170 mil barris por dia, foi atacada diversas vezes pela Ucrânia. O último ataque, em fevereiro, forçou a instalação a interromper a operação da refinaria por cerca de uma semana.

 LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário