Carlos Bolsonaro alerta para risco fatal e cobra cirurgia de Jair Bolsonaro


Ex-presidente segue com crises de soluços e precisa operar de hérnias inguinais

Carlos Bolsonaro (PL-RJ) cobrou, nesta quinta-feira (18), rapidez no atendimento médico ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso na Superintendência da Polícia Federal, no Distrito Federal. A manifestação foi feita em uma publicação na rede social X.

Na postagem, Carlos afirma que o pai enfrenta agravamento do quadro de saúde e diz que há indicação médica para cirurgia. Segundo ele, a demora pode trazer consequências graves.

– Hoje, os soluços de Jair Bolsonaro seguem constantes. A necessidade de celeridade médica para evitar agravamentos – incluindo a cirurgia urgente das hérnias já solicitada pelos profissionais da área, que podem comprometer gravemente o funcionamento intestinal – escreveu.

O ex-vereador se refere aos problemas gástricos causados por causa da facada que Jair Bolsonaro recebeu de Adélio Bispo, ex-filiado o PSOL, em 2018. As sequelas prejudicaram a saúde do agora ex-presidente que já foi submetido a seis cirurgias abdominais.

– A manutenção desse quadro, sem intervenção adequada, levará equivocadamente e de forma acelerada a um desfecho fatal – escreveu o filho do líder da direita.

Carlos Bolsonaro declarou ainda que o ex-presidente segue medicado, mas que o estado de saúde apresenta oscilações. Ele atribuiu o agravamento ao impacto emocional da prisão.

– Ele segue medicado, como ocorre desde o atentado, porém seu estado de saúde se debilita progressivamente. Os efeitos dos medicamentos oscilam, com períodos de leve melhora ou acentuada piora, diretamente influenciados pelo estado emocional imposto por uma situação claramente desumana.

E continua:

– Dificultar ou retardar tratamento médico adequado configura violência institucional. O que se observa é um processo contínuo de terrorismo psicológico e físico contra ele, sua família e todos que acompanham esses relatos – condições que não são impostas sequer a líderes de organizações criminosas ou terroristas.

No último domingo (14), Jair Bolsonaro passou por exames médicos na Superintendência da Polícia Federal. De acordo com a defesa, exames de ultrassonografia identificaram duas hérnias inguinais. Nesta quarta (17), a perícia ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes foi realizada e em breve há de se ter um parecer oficial sobre a necessidade de cirurgia.


Nenhum comentário