Partido Democrata administra 19 das 20 cidades mais violentas dos EUA
Trump responsabiliza líderes da sigla de oposição pela escalada da violência urbana e ameaça reforçar presença da Guarda Nacional para restaurar ordem
A predominância de administrações democratas nas cidades mais violentas dos Estados Unidos (EUA) é argumento de críticas do presidente Donald Trump, republicano, que responsabiliza prefeitos do partido adversário pelo aumento da criminalidade e ameaça ampliar o envio da Guarda Nacional para garantir a ordem.
De acordo com levantamento da organização Freedom for all Americans, 19 das 20 cidades norte-americanas com maiores índices de homicídios estão sob comando de democratas. St. Louis, no Missouri, lidera o ranking, com taxa de 69,4 assassinatos por 100 mil habitantes, seguida por Baltimore (51,1), em Maryland, e Nova Orleans (40,6), em Louisiana.
Exceções e ações federais
Detroit (39,7), em Michigan, ocupa a quarta posição e se diferencia por ser administrada por um prefeito independente, que deixou o Partido Democrata em 2024. Trump já utilizou a presença da Guarda Nacional em Washington, D.C., onde o presidente possui maior autonomia, e segundo ele, trouxe “12 dias sem assassinatos em agosto”.
Em Los Angeles, as tropas federais foram enviadas em junho para conter protestos contra as políticas de imigração do governo federal. Entretanto, na última terça-feira, 2, a Justiça atendeu a um pedido do governador da Califórnia, Gavin Newsom (Democrata), e considerou ilegal o envio da Guarda Nacional para o Estado até o dia 12 de setembro.
Los Angeles, embora ausente da lista das cidades mais violentas, tem prefeita e governador democratas, o que a coloca no centro das críticas de Trump.
Situação semelhante ocorre em Baltimore e Chicago, esta última na décima posição do ranking, com taxa de 24 mortes por 100 mil habitantes, ambas em Estados governados por democratas.
Disputa política e perfil do eleitorado nos EUA
Trump também apontou Nova Orleans como possível alvo de intervenção, ainda que o Estado da Louisiana tenha um governador republicano. Entre as 20 cidades com maiores taxas de mortes violentas, dez pertencem a Estados republicanos, nove a Estados democratas, e Washington não possui governador.
Essa configuração se explica pelo perfil do eleitorado: cidades grandes e industrializadas tendem a eleger prefeitos democratas, enquanto áreas rurais e o centro-oeste preferem governadores republicanos. O Partido Democrata administra 39 das 50 cidades mais populosas do país, enquanto o Partido Republicano controla 27 Estados, contra 23 dos democratas.
LEIA TAMBÉM:







Nenhum comentário